quarta-feira, 16 de abril de 2014

Edgar - O rapper que atira poesia

Edgar não é apenas um MC, é um poeta de rua, que não precisa de palco ou evento para disparar seus versos

Há quase um mês o cantor Criolo lançou o videoclipe curta metragem futurista das músicas "Duas de Cinco" e "Cóccix-ência" (trocadalho do carilho, eu diria). O trabalho, produzido pela Paranoid, ficou simplesmente incrível. Destaque para a fotografia e os efeitos especiais. Porém, as letras não são do tipo que me atraem. Palavras como pistola, terror, morte, desgraça, crack e cocaína ou sangue e ladrão me fazem pesar o espírito. Embora, caiba a mim ressaltar que nessas cançõe Criolo faz citações honeráveis, como ao filósofo Focault (conhecido por suas críticas às instituições sociais) e ao historiador marxista Hobsbawn, sem contar com os versos de efeito reflexão, como em Cóccix-ência:

"E a cada mil metros alguém morre de frio
E a cada cem metros alguém morre ferido
E a cada dez metros alguém conta o lixo
E a cada segundo uma revolta por tudo isso"

Você deve estar se perguntando porque abro este texto falando de Criolo se vou falar de Edgar Pereira. Obviamente é pelo rap. Mas, não é só isso. Na semana passada, assisti ao clipe da música Estrela Morta, de Edgar, lançado na quinta-feira (10). Fiquei boquiaberta com a qualidade do trabalho. Me deu uma satisfação, ver algo tão bem feito por quem admiro tanto, por quem tem um potencial enorme. Quem é ele? O cara que me fez parar para ouvir rap, sem estar em uma fase adolescente fingindo fazer parte da realidade da comunidade morando em um sobrado no Maia (bairro nobre de Guarulhos).

Seu sorriso não disfarça sua juventude,
mas esconde um espírito velho, vivido,
que pode ser visto em suas canções

Eu o conheci na primeira apresentação que fiz com minha banda (Luneta Vinil) em um sarau, o Cora Coralina, promovido pelo cursinho preparatório de mesmo nome. Enquanto guardava algo na mochila ele pôs a mão sobre um de meus ombros e disse que havia gostado muito do som, sem nem se apresentar. Quando perguntei seu nome, me dei conta com quem estava falando, era o Edgar, o rapper que tocava no PC lá de casa enquanto um de meus irmãos e seu amigo Rafa cantavam as letras empolgadamente e tomavam uma breja. Associei-o na hora, porque uma de suas músicas havia chamado minha atenção, a qual não recordo o nome agora. Mas, lembro claramente que a poesia de seus versos inteligentes desconstruía o desconforto que me causavam (e causam) algumas letras de rap, aquela sensação de angústia. Cheguei a dizer isso a ele, aquele dia, que o estilo musical não me atraia, mas que ele era a exceção. Inclusive, sua voz e estilo de cantar eram muito peculiares.

As letras de Edgar íam e vão muito mais além do que drogas, violência e pobreza pregadas por muitos rappers ou MC´s por aí. Não que em suas letras esses temas não sejam lembrados ou discutidos, mas, há poucas gírias, propriedade no que é dito e misturas de letras em português e inglês como em "Love (Made in USA)e em "Throw Up (Hip Hop)" e até uma em espanhol, "Agave Azul", que contém citações do filme "El Gran Discuro", dirigido e atuado por Charlie Chaplin. Os beats não são lineares, misturam trechos de outras músicas como em "Ainda Tenho a Morte Inteira Pela Frente", que toma emprestado o início da música "Caro Mozart", de Sylvie Vartan (1975), que também tomou a melodia emprestada de Mozart, da  "Sinfonia n° 40 k550"

Nas canções de Edgar há um universo inteiro. E em pleno clima de Copa ou não, ele dispara versos como esses, em Estrela Morta:

"Fale-me o que lhe impede a não determinar as suas propriedades?
Eu vivo na república das chuteiras
Eu não mastigo grama e nem moro em um estádio
E o futebol aqui distrai mas não melhora a situação (não, não, não)
Barriga brasileira e africana é resistência igual a canela de skatista"


Edgar é para mim o que Criolo já é para muitos, um cara f@d#, genial. A diferença, é que ele deve ter gasto muito pouco ou quase nada para fazer seu clipe, enquanto o curta de Criolo deve ter custado uma fortuna. E, na minha opinião, Estrela Morta não deixa nada a desejar, é muito melhor. (Pronto, fãs de Criolo já podem torcer o nariz). E... Edgar, nós notamos sim essa sua alma camuflada de estrela. Mas, você não é a do tipo que pisca, tem luz forte, contínua. 
Que sua arte permaneça.

Para saber mais sobre este artista, acesse:
facebook.com/OficialEdgar

10 comentários:

  1. Ta mais pra Gustavo Black Alien :D

    ResponderExcluir
  2. EXATAMENTE oq eu acho..um gde amigo e um cara talentoso dmais, realmente DIFERENCIADO!!!

    ResponderExcluir
  3. Mano, esse cara tá muito a frente. Fazendo sua "intervenção" junto com o projeto nave, foi insano. Não tinha um de queixo caído. Foda! Alimentando os grandes rappers brasileiros! Isso é o que vale.

    ResponderExcluir
  4. Estrela morta fico responsa eu não mastigo grama nem moro em estadio falo tudo monstro
    futebol não é prioridade em um país com tantas dificuldades

    ResponderExcluir
  5. Amo Rap e as letras do Edgar, e moro em um sobrado no maia, fiquei meio triste :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica não pessoa, é que existe um estereótipo de pessoas abastadas financeiramente e que ouvem uma musica de revolta dos mais pobres e tiram uma onda e tudo mais, mas não fazem nada pela situação.... porém não precisa se ofender se vc não se encaixa nisso, mas se encaixa precisa rsrsrs

      Excluir
  6. "E... Edgar, nós notamos sim essa sua alma camuflada de estrela. Mas, você não é a do tipo que pisca, tem luz forte, contínua." reconhecimento muito bonito, mas só pra dar um ponto de vista: não acho que ele fala de si próprio mas sim de extraterrestres que se disfarçam de estrela e nos observam.

    ResponderExcluir
  7. Edgar é foda sim, mas não o compare com o criolo, são artistas distintos, nao compare suas artes ❤

    ResponderExcluir
  8. EDGAR, voce e a reencarnaçãode David Bowie e Chico Science, mellhorados! Agora vou assisti-lo ao vivo. E tenho so 65 aninhos...e bom gosto.

    ResponderExcluir